MediaMonkey Tutorial 3 – Organizando Arquivos e Tags

Update: Tendo em vista que a Amazon mudou a forma de autenticação nos seus sites, o esquema de Auto tags apartir da Internet parou de funcionar, mas não se preocupe, fiz um post explicando como corrigir isso.

Estava visitando um amigo que tem uma boa coleção de mp3, mas muita coisa ainda zoneada. Como ele já usava o mediamonkey, aproveitei para ensina-lo a usar 2 dos 3 recursos que eu mais gosto nele, a parte de organizar arquivos e tags. Decidi então, fazer um tutorial para ensinar como você pode organizar seus arquivos baixados ripados de uma forma facil rapida e indolor pratica.

A ideia deste tutorial é que apes aplicar o que foi ensinado aqui, você tenha arquivos nomeados corretamente, na pasta correta com tags perfeitas. Assim você não fica perdido no seu ipod[bb], mp3 player[bb], celular[bb], etc… As imagens do post estão redimensionadas para não quebrar a estetica do blog. é se clicar nelas que um box se abrirá com a imagem em tamanho real. O Mediamonkey consegue organizar seus arquivos de 3 formas, e são elas:

  • Auto-organizar arquivos
  • Auto-Tag apartir do nome do arquivo
  • Auto-Tag apartir da internet

vou esplicar cada uma detalhadamente a seguir. Primeiro, você precisa de uma referencia para o programa, por exemplo, as musicas estão com as tags corretas, ou você sabe o artista e o disco e as musicas estão ordenadas, mas quer colocar as tags. Ficou confuso ? Acho que é melhor irmos para os topicos, que eles estão bem exemplificados

Auto-organizar arquivos

Eu aproveitei que ia fazer esse tutorial e zoneei alguns arquivos aqui, peguei o CD “The Best Of” do “Black Sabbath[bb]“, e eu renomeei os arquivos para sua numeração de faixa (01.mp3, 02.mp3….) como dá para ver abaixo

arquivos dispostos na pasta
arquivos dispostos na pasta

Porem como podemos ver abaixo, as tags estão todas corretas (para facilitar, selecione todos os arquivos na pasta e pressione entrer, o mediamonkey vai reproduzi-los automaticamente).

Veja as tags corretas
Veja as tags corretas

Selecionando todas as faixas, clique com o botão direito e selecione a opção “Auto-Organizar Arquivos…” Ele vai abrir uma janela como esta abaixo

janela de auto-organizar arquivos
janela de auto-organizar arquivos

E aqui é aonde a magia acontece, Ali no campo destino você compoe como você quer que o arquivo seja renomeado (Veja bem que estamos considerando, neste caso, que o arquivo esteja corretamente tagueado, se não for este o caso, leia o resto do tutorial). Vou detalhar como esta configurado e algumas possibilidades de configuração.

.\<Faixa#:2> <Artista> – <Titulo>

Com esta configuração acima estou dizendo para manterna mesma pasta (.\) e nomear o arquivo com numero da faixa com 2 casas(<Faixa#:2>) seguido do Nome do Artista (<Artista>) seguido de um traço e o nome da musica (<Titulo>), ficando desta forma, por exemplo:

Voila. Pasta Reorganizada
Voila. Pasta Reorganizada

Eu usei esta configuração acima como exemplo, mas eu costumo configurar da seguinte forma:

D:\Rodrigo Reis\musicas\<Artista>\<Álbum>\Disco<Disco>\<Faixa#:2> <Artista> – <Titulo>

Neste exemplo acima estou o forçando os arquivos a ser gravado dentro de uma serie de pastas, o exemplo acima ficaria

D:\Rodrigo Reis\musicas\Black Sabbath\The Best Of\Disco1\13 Black Sabbath – Embryo.mp3

Veja que mesclei texto no meio, mas não tem problemas, os sinais <> definem aonde é tag e aonde não é tag.

Tags que você pode puxar para o caminho, nome do arquivo são totalmente auto explicativas, por isso não vou me alogar nisso.

Pronto, você aprendeu o primeiro passo do tutorial, que é organizar os arquivos.

Auto-Tag apartir do nome do arquivo

Essa é bem simples, alias todos os metodos são. Digamos que seus arquivos de musica estão com o nome correto, porem nenhuma tag.

arquivos nomeados corretamente
arquivos nomeados corretamente
musicas seleciodadas (não tagueadas)
musicas seleciodadas (não tagueadas)

Selecione todos os arquivos e com o botão direito do mouse escolha a opção “Auto-Tag apartir do nome do arquivo…”

E vai te abrir uma janela como no item anterior

Janela Mágica
Janela Mágica

Esqueci de mencionar, nesta janela mostra em cinza como estavam as tags do arquivo e em amarelo o que ele vai aplicar. Caso não esteja correto, vai mexendo das tags ate arrumar.

Aqui no caso as musicas estavam na pasta “Black Sabbath\Â Black Sabbath – The Best Of -2CDs\” e eu usei a propria estrutura das pastas nas tags.Veja o resultado.

org14

Eu poderia ter montado a Tag da seguinte forma “<Artista> – <Álbum> -<Disco>CDs\<Faixa#:2> <Artista> – <Titulo>” que tambem daria certo.

Vamos para o ultimo tepico.

Auto-Tag a partir da internet…

Este é o mais interessante de todos, tão interessante e util que eu quase sempre uso ele para organizar minhas musicas (e coletar as CoverArts dos CDs).

Neste exemplo alias, eu esclei o uso de 2 dos recursos deste tutorial, o “Auto-tag a partir da internet” e o “Auto-Organizar arquivos“, e eu vou mostrar como fiz.

Peguei o CD Car Button Cloth do Lemonheads[bb], e apaguei todas as tags e renomeei os arquivos para seu numero de ordem (01.mp3, 02.mp3…), Â ficando quase totalmente sem informação.

org15

O procedimento é comum, selecina todas as musicas, executa, ai no Mediamonkey seleciona todas e clica com o botão direito e vá na opção “Auto-Tag a partir da internet…“, ele vai abrir estamaravilhosa janela.

Coisa linda :)
Coisa linda :)

O Mediamonkey coleta alguma informação das musicas e faz uma busca na Amazon, ultilizando a API deles. ele consegue automaticamente pegar todas as tags que tem no site, incluive a coverart do disco.

Varias opções de Amazon do mundo
Varias opções de Amazon do mundo

Se você achar que ja esta tudo OK, clique em “Salvar Tags“. Vai abrir uma janelinha com 3 checkbox, eu gosto de ticar as 3. Assim ele:

org18

  1. adiciona a coverart na tag da musica (se for possivel)
  2. Salva a capa na pasta aonde estão os arquivos (você pode escolher o nome, eu salvo como folder.jpg
  3. Não ver mais esta janela novamente (aceita como certo as ultimas opções feitas

Pronto, as musicas estão tagueadas, agora aplicando o primeiro item do tutorial renomearemos os arquivos, não vou ser redundante explicando novamente o que eu fiz, se vou postar as fotos.

Veja o "folder.jpg" salvo na pasta
Veja o "folder.jpg" salvo na pasta
Editando o nome do arquivo apartir das tags
Editando o nome do arquivo apartir das tags
musicas organizadas e renomeadas
musicas organizadas e renomeadas
Tags e coverart lindamente OK
Tags e coverart lindamente OK

Caso tenha alguma duvida em relação ao Mediamonkey, pode comentar no blog, ou me enviar um email que eu tentarei te ajudar, na medida do possivel.

Se tiver alguma ideia de tutorial ou se você fez um tutorial sobre o mediamonkey e quer que eu divulgue, pode contar comigo 🙂

10 comentários sobre “MediaMonkey Tutorial 3 – Organizando Arquivos e Tags

  1. Mozilla Firefox 3.0.5 Windows XP

    hm, realmente, o media monkey é muito mais organizador de mp3 que o Itunes. Mas ainda não tive coragem de usá-lo para sincronizar com o Ipod. Como subo muitos vídeos, tenho medo de precisar subir algo pelo Itunes e perder algo. :\

  2. Google Chrome 2.0.172.39 Windows XP

    Não estou mais conseguindo pegar as informações na internet, é só comigo ou alguém mais está com esse problema??? Dá uma mensagem de erro assim:

    Couldn’t show results HTTP/ 1.1 400 Bad Request

    Alguém pode me ajudar???

    Abraços

  3. Google Chrome 5.0.375.125 Windows 7

    Muito bom meu amigo.
    Eu tento organizaar mais as minhas musicas do que minha proprima casa e realmente não tem nada melhor do que suas musicas todas com nome e tags corretas.
    Um abraço, vou testar esse Media Monkey, ja testei varios como o ITunes, Foobar2000 entre outros, mas o que eu mais utilizo mesmo é o WMP, que por sinal acho basico demais.
    Um forte abraço.

  4. Google Chrome 10.0.612.3 Windows 7

    Ola pessoal,

    Instalei o Média Monker 3.2.4 num desktop com o Windows 7 Ultimate e ocorreu que o “macaquinho” se tornou o programa padrão ou seja: se clico num arquivo
    do Excel, Word ou mesmo em diretórios, que deveriam ser abertos pelo Windows Explores, lá vem ele tentado abrir o dito cujo. Enfim…alguém tem idéia de como corrigir essa macaquice?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *