Bolo de caneca, ou Fisica na receita de um bolo

Recebi a receita de um Bolo de Chocolate de caneca, e por ser bem simples e rápido (Assa em 3minutos no microondas) é ótimo para entreter crianças (se bem que um Wii[bb] seria mais efetivo).

A Receita Pede: Materiais:

  • Caneca de no minimo 300mL
  • Colher de Sopa para medidas
  • Garfo para misturar (eu prefiro)
  • 1 Ovo pequeno
  • 4 Colheres de Sopa de Leite
  • 3 Colheres de Sopa de óleo
  • 4 Colheres de Sopa de Chocolate em pó (pode ser achocolatado)
  • 3 Colheres de Sopa de açúcar
  • 4 Colheres de Sopa de Farinha
  • 1 Colher de Café de fermento

Procedimento experimental: Misture os líquidos (ovo, leite e o óleo) na caneca, na sequência misture a açúcar e o achocolatado. Por ultimo, adicione a farinha, neste passo a receita pede para misturar suavemente e adicionar o fermento, mas não acho necessário* (explicações no final do artigo). O Resultado será algo pastoso, mas bem liquido ainda:

A Gororoba que resulta

Leve o Bolo para o microondas[bb] por 3 minutos. Se quiser ficar observando, é bem interessante, pois o bolo cresce e salta para fora da caneca, mas quando termina os 3 minutos, ele dá uma recuada.

Pronto, é só retirar a caneca, retirar o bolo da caneca (ou cobri-lo com leite condensado, ou qualquer coisa do seu gosto).

* O fermento na realidade é uma colonia de bactérias (eu sei, a realidade é uma merda mesmo), que “reage” com o açúcar produzindo CO2 e álcool. O que acontece é que com o Calor do forno (a gás) as bactérias acabam se proliferando mais rapidamente, por isso comem muito açúcar e produzem muito álcool, elas morrem, o álcool evapora, e o CO2 ajuda a deixar o bolo fofinho. Nesta receita, o microondas não aquece a mistura, mas agita as moléculas de H2O, por isso as bactérias morrem (por aquecimento) antes mesmo de ter o efeito desejado. O Legal é que, com a agitação do liquido, acaba desprendendo bastante O2 (o mesmo que sobe na fervura de água, por exemplo) e isso faz a “aeração do bolo”

Já me corrigiram, mas não tinha editado o post, ao invez disso, indico a leitura do excelente comentario do Luiz Almeida. Luiz, Obrigado pelo excelente comentário.

12 comentários sobre “Bolo de caneca, ou Fisica na receita de um bolo

  1. Mozilla Firefox 2.0.0.14 Windows XP

    Putz!

    tá loco véio?
    Só pode…

    hahahahahahaha

    TRÊS colheres de sopa de óleo?

    Vai morrer antes dos trinta…

    Olha o infarto, o AVC, a trombose, o câncer…

  2. Mozilla Firefox 2.0.0.14 Windows XP

    hahahaha
    OK.

    Mas pra receitas que vão ao forno o melhor é o fermento químico, pois ele aumenta o volume do bolo com o aquecimento.

    Já fermento biológico só serve pra receitas que vc vai deixar o “preparado” curtindo do lado de fora do forno, aí vai acontecer a fermentação com a liberação de Etanol, CO2 e outros metabólitos, pois a temperatura do forno é elevadamente acima do ponto de desnaturação das enzimas das bactérias fementadoras alcoólicas (e de qualquer outro ser vivo). Assim, quando vc coloca no forno elas não duram nem 2 segundos após o calor ser transferido pra elas!

    As únicas bactérias que aguentam altas temperaturas são algumas que vivem em fontes termais submarinas ( são as chamadas Sulfobactérias ou termobactérias, são classificadas até mesmo em outro Domínio, Archeae ( Domínio está acima de reino, e´uma classificação nova, Domínio–Reino—Filo—Classe…), por ser tão diferentes das bactérias verdadeiras, eubactéria, as archaea são o resquício das primeiros formas de vida existentes na terra, e são chamados também de organismos extremófilos, pq possuem metabolismo extremos, como por exemplo utilizar compostos sulfurosos e energia das rochas (quimiolitoaltotróficos).

    Hahahahahahahahahaha

    Antes de mudar rpa Elétrica eu fazia Biologia… bom saber que lembro de alguma coisa!

    Abraço!

  3. Mozilla Firefox 2.0.0.14 Windows XP

    Argh esqueci!
    As Sulfobactérias Aguentam temperaturas de até 80ºC… acima desta temperatura não existem seres vivos conhecidos!

  4. Internet Explorer 7.0 Windows XP

    Quase fui enganado.

    Temos dois erros basicos no seu comentario sobre o fermento neste bolo.

    O primeiro e em relação a nao utilização. Errado. Por que?
    O fermento utilizado deve ser o quimico, que no caso gera gas sim com o calor, e a umidade. O fermento que vc fala que não funcionaria nesta receita seria o Biologico, que e usado no preparo de paes. Segue explicação abaixo.

    “Fermento químico X fermento biológico

    O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.
    Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos.
    Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura.
    No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume.
    Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage.
    Já o fermento biológico, para reagir, precisa de glicose, que alimenta a levedura: o fungo ingere a glicose, e seu metabolismo a transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa.
    Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre de 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno.

    Fermentos Químicos
    Os fermentos químicos destinam-se a ser empregados no preparo de pães especiais, broas, biscoitos, bolachas e produtos afins de confeitaria.

    Fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a
    porosidade.

    É composto de Ácidos,Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas , etc

    No rótulo consta a seguinte recomendação: “Conserve ao abrigo da umidade” ou “Conserve em ambiente seco”, ou expressões equivalentes, por isso não coloque na Geladeira.

    O que é fermento biológico?
    Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae.
    Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas.

    Qual a diferença entre fermento químico e fermento biológico?

    O Fermento Químico ( em pó) é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.

    Já o Fermento Biológico (tabletinho) promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.

    A levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.

    Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.”

  5. Internet Explorer 7.0 Windows XP

    Quase esqueci o segundo erro. No caso vc fala que o calor gera O2 suficiente para o bolo ficar aerado. Acho que vc queria falar vapor de agua, ja que no microondas nao ocorre eletrolize da agua para quebra-la em O2 e H.

  6. Internet Explorer 7.0 Windows Vista

    ADOREI A AULA DADA PELO LUIS ALMEIDA, puxa, adoro culinária, principalmente bolos e gosto também de pães, principalmente os doces e fiquei abismada com o que o Rodrigo falou, acho que antes de fazer esses comentários deveria se informar mais… Pois temos microorganismos até em alguns leites e iogurtes, queijos e etc. Quando eu era pequena, adorava tomar Yakult, parei de tomar porque uma vizinha falou que tinha bactérias que faziam mal, minha mãe deu ouvidos e parou de comprar, não adiantava eu pedir, chorar que ela ficou assustada e não comprou nunca mais… Santa ignorância… Aonde a gente a gente vai parar…

  7. Internet Explorer 7.0 Windows XP

    Gosto de estar mexendo na cozinha de casa, tenho preferencia em doces e massas, gosto muito de trabalhar as massas de pães e de bolos, eu tenho formação em mecanica, adorei a aula que vcs deram sobre os processos de fermentação, coisas que na maioria das vezes nós nem se quer lembramos que existem,

  8. Internet Explorer 6.0 Windows XP

    dúvidas, não tenho microondas posso fazer a receita do bolo no forno convecional, suporta, teria que ser em (banho maria) se eu quiser fazer uma receita para varias canecas ex- 10 canecas multiplico a quantidade poderia dobrar as quantidades poderia bater na batedeira, qual seria o tipo de fermento utilizado para o forno convecional pois a receita e na caneca, não precisa untar a caneca.

  9. Google Chrome 1.0.154.36 Windows XP

    Fabiula, não sei te dizer se é possivel isso. Alias, nem sei se seria seguro, colocar a caneca no forno. Acho que banho marina não daria certo porque cozinharia, talvez no máximo viraria um pudim esquisito.

    Que tal, ao invez de usar canecas, comprar, nessas “Lojas de um real” pequenas formas de bolo, e ai você faz uma receita comum de bolo e assa em forminhas pequenas.

    Abraços e boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *