Cade o tempo que estava aqui ?

Já faz um bom tempo que estou tentando seguir uma meotdologia organizacional, aparentemente tudo vai bem, mas derrepente… pendencias, projetos e… “aonde anotei aquela tarefa mesmo ?”

Posso dizer com certeza, que estou muito mais organizado que ano passado, mas ainda tenho serios problemas de distração.

Das distrações, os feeds eram uma delas, hoje, o “mark all read” é meu companheiro. O Twitter, éra um gerador de pendencias, larguei mão e não acompanho mais (na verdade não precisava ter sido tão radical, mas depois de um tempo percebe-se que perde muito tempo ali.

Dentre os itens que me ajudaram a aumentar a minha produtividade traçar mini-metas instantaneas foi a mais importante. Entenda mini-metas como objetivos a prazo curtissimo. Exemplo: “Se eu terminar esta interface em 30 minutos,vou ficar 10 minutos lendo feeds”. Claro que tem de fazer esta meta ser tangivel, se você sabe que fica muito corrido em 30 minutos, coloca mais, mas logico que não é viavel dar um prazo de 1 hora para algo que dá para fazer em meia. Mesmo porque, com 1 hora você se distrairia mais e é bem possivel que não consiga terminar.

Esta técnica de mini-metas esta me ajudando muito, pois estou conseguindo terminar os meus projetos na empresa no tempo programado. Porem, não consigo fazer planejamentos inter disciplinar, ou não consigo, por exemplo, usar um tempo livre para fazer um dos inumeros projetos pessoais que eu tenho. Meus finais de semanas são corridos e muito mal aproveitado.

Uma das metodologias que eu acho que deve ser mais interessante é a Getting Things Done (GTD) do David Allen, que ele registrou no livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity“, que no Brasil ganhou o nome “A Arte de fazer acontecer[bb]“, tem muitos textos sobre ele na internet, mas acho que o melhor é mesmo comprar o livro.

Recomendo a leitura de alguns textos textos, por exemplo, este do Marco Gomes que ele fala sobre produtividade[bb].

Vou começar a seguir a técnica dos 48×12 e a técnica de fazer imediatamente tudo que leve menos de 2 minutos para se fazer.

A Bia Kunze falou que faz brainstorms[bb] mensais e semanais, mas não explicou como funciona o brainstorm dela.

Uma observação que quero deixar: Leia várias técnicas diferentes antes de adotar a sua, e crie a SUA forma de ser organizar. Eu me perdi varias vezes, por anotar uma tarefa de uma forma, e uma pendencia de outra… acabava deixando um dos 2 de lado…

Qual a sua técnica de organização pessoal ? Publique no seu blog, que terei o prazer de linkar aqui 🙂

2 comentários sobre “Cade o tempo que estava aqui ?

  1. Mozilla Firefox 2.0.0.13 Windows XP

    Eu uso, atualmente, a organização ‘Zeca Pagodinho’. Afinal, é tudo no melhor estilo ‘Deixa a Vida me Levar’.
    Triste, mas por enquanto, não tenho outra saída rs.

  2. Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X 10

    Fala Rodrigo!

    Cara, eu estou usando as técnicas do GTD a uns 4 meses e estou adorando!

    Esse negócio ajuda mesmo a agilizar as coisas, você vai ver.

    Eu tenho um audiobook do autor em inglês, se você quiser é só me dá um toque.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *